Dior
Dê respostas completas e detalhadas para as perguntas sobre o caso, abaixo, e prepare um relatório individual com suas respostas, a ser apresentado no início da aula em que o discutiremos em sala de aula:
1. Qual o posicionamento buscado pela DIOR? (pesquise sobre a marca para responder)
A Dior sempre busca um posicionamento luxuoso, entre a tradição a modernidade e a elegância. Na década de 90 a marca passou por reposicionamento para tentar se rejuvenescer e se tornar mais popular com um mercado mais jovem e conseguiu. Hoje a Dior tenta reverter ligeiramente esse processo com o intuito de não massificar a marca e manter o seu público mais maduro. 2. Porque o posicionamento da marca Dior foi prejudicado no Brasil? Justifique com argumento mercadológicos.
A maior causa dos problemas da marca no Brasil foi o método utilizado para se inserir no mercado brasileiro: licenciamento da marca. Por ter uma expansão territorial mais rápida e diminuir os custos para os licenciados, o licenciamento pode ser uma opção muito apropriada. Mas se não existe, por parte do licenciado, completo interesse em manter a imagem, o status e o posicionamento da marca sempre pondo em vista o futuro a marca licenciadora pode sofrer um grande prejuízo. E foi o que aconteceu com a marca Dior no Brasil.
3. Mudanças no comportamento do consumidor, novos concorrentes e oportunidades de explorar novos mercados são algumas das razões que levam uma empresa a optar pelo reposicionamento de sua marca. O grande desafio do reposicionamento é modificar as percepções do consumidor em relação ao posicionamento atual, buscando o posicionamento adequado para garantir a competitividade da empresa.
Existem três tipos de estratégias de reposicionamento :
Reativo – quando mudanças ambientais forçam as empresas à adoção dessa estratégia;
Corretivo – quando os resultados obtidos com um determinado posicionamento não foram os esperados pela empresa;
Propositivo – quando a empresa decide