Dioptria
Você já deve ter ouvido falar muito na quantidade de dioptria nas lentes de óculos de uma pessoa, ou diríamos que você já ouviu comumente alguém dizer que: “possuo x graus na lente do olho esquerdo”. A Dioptria é uma unidade de medida que se refere ao poder de refração das lentes em um sistema óptico, ou seja, o famoso “grau” dos óculos popularmente conhecido. Assim temos que 1 grau é igual a 1 dioptria. Para entendermos melhor como é calculado a dioptria é interessante conhecermos um pouco de curvaturas. Segue abaixo na figura 1 três ilustrações que nos ajudarão a compreender:
Figura 1 – Ilustra um segmento de reta, curva e circunferência de raio (R).
Visivelmente percebemos que a diferente entre o segmento de reta (AB) e a curva (C), é justamente a curvatura, ou seja, para o segmento de reta (AB) a curvatura é igual a zero e a curvatura da curva (C) é diferente de zero. Existe um exemplo de curva mais simples e bem regular: a circunferência, e podemos determinar o valor de sua curvatura utilizando a seguinte equação matemática:
[pic] (1)
Onde R é o valor do raio da circunferência e C representa o valor da curvatura. Podemos concluir então que a curvatura de uma curva é definida como o inverso do raio, assim temos que o valor de curvatura é menor que 1 e quanto maior for o raio será menor a curvatura. Agora que sabemos como achar a curvatura de uma circunferência, como faríamos para determinar a curvatura de um determinado ponto em um seguimento como a curva (C)? Simples, para isso devemos posicionar uma circunferência sobre o ponto de uma curva, de modo que “encaixe” exatamente sobre o ponto desejado na curva, pode-se variar o raio para deixando a posição mais correta possível, assim que estiver bem posicionada basta calcular o calor da curvatura do circunferência que será o mesmo valor para a curvatura do ponto.
Figura 2 – Ilustra a sobreposição da