Importância do Diâmetro na Surfaçagem
CORRETO PARA A SURFAÇAGEM
Quando falamos sobre uma boa surfaçagem, é necessário sempre nos lembrarmos do diâmetro. De posse da informação do menor diâmetro necessário para a montagem da lente, podemos igualar espessuras, obter a espessura padrão para armações fio de nylon, armações fio de aço e armação de parafusos, afinar a lente até obtermos borda zero, lentes centradas, enfim, uma lente esteticamente perfeita. Veremos a seguir os benefícios e alguns problemas que estão relacionados ao diâmetro.
IMPORTÂNCIA DO DIÂMETRO
NAS LENTES NEGATIVAS
Nas lentes negativas o diâmetro não se faz tão importante, devido à própria forma da lente. Como podemos ver na figura 1, as lentes negativas têm a sua espessura mínima no centro, o que faz com que tenham a espessura máxima nas bordas.
Por esse motivo é que se deve recomendar armações pequenas quando se tratar de lentes negativas com altas dioptrias, pois quanto menor for a armação, menor será a espessura nas bordas da lente depois de montada. Isso acontecerá independentemente da espessura central da lente, que poderá ser a mesma em diâmetros diferentes, e quanto maior for o diâmetro, maior será a espessura nas bordas. Se tomarmos como exemplo uma lente com índice de refração 1,499, que tenha uma dioptria de -8,00 e espessura central de 1,5 mm, teremos as seguintes espessuras de bordas:
9,23 mm em diâmetro 60 mm;
6,90 mm em diâmetro 50 mm;
4,99 mm em diâmetro 40 mm.
Observe a figura 2:
Também podemos verificar a impossibilidade de se confeccionar uma lente negativa com borda zero, pois isso nos levaria a afinar o centro de tal maneira, que transformaríamos a lente em um aro. Assim, quando se tratar de lentes negativas, apenas será necessário que se calcule o diâmetro suficiente para o encaixe da lente quando for realizada a montagem.
IMPORTÂNCIA DO DIÂMETRO
NAS LENTES POSITIVAS Observamos anteriormente que para lentes negativas o