Crescimento Populacional do Brasil e do Mundo
Óptica
Tema: Microscópio Caseiro
Alunos: Laura, Heloisa, Pedro, Felipe Mateus, Gustavo, Carlos, Millene
Números:
Professora Fernanda
Sala: 2°B
Materiais usados:
- Estojo de uma seringa
- Laser
- Água
Como fazer
Você vai precisar de um pouco de água (é importante que a água não seja tratada, para que os resultados consigam ser melhor percebidos). Depois de conseguir o líquido, coloque-o em uma seringa. Pressione o item vagarosamente, fazendo com que apenas uma gota fique para fora, mas tomando cuidado para que ela não pingue.
O princípio físico desse microscópio é simples: a gota d’água funciona como uma lente esférica. Ela recebe a luz do laser e, como em uma lente biconvexa, faz os raios convergirem e depois se dissiparem, projetando uma imagem na parede. Como os microorganismos da água estão na passagem dessa luz, acabam sendo reproduzidos em tamanho gigante.
Uma gotinha de água é uma lente poderosíssima, sendo a sua distância focal aproximadamente igual ao raio da gota. Portanto uma gota de água com raio da ordem de milímetro tem distância focal da ordem de milímetro ou 0,001 m. O inverso da distância focal de uma lente é a VERGÊNCIA da lente (denominada comumente de "grau" da lente). Assim sendo a VERGÊNCIA de uma gotinha de água é cerca de 1/000,1 = 1000 dioptrias ou 1000 "graus". Nota que as lentes usadas para correção de defeitos de visão tem tipicamente alguns poucos "graus" (dioptrias) de vergência e uma lupa comum tem cerca de 5 dioptrias ou um pouco mais.Portanto, uma gotinha de água é uma lente uma centena de vezes mais vergente do que uma lupa.
Se a projeção da luz do laser que passa pela gotinha acontecer em uma parede distante da gotinha cerca de 2 m, de fato a amplificação máxima de um objeto dentro da gotinha pode chegar a ser cerca de 1000 vezes. Com tal amplificação é possível sim se observar microorganismos com dimensões da ordem de décimo de milímetro ou um pouco inferior.
A qualidade