Diodos (ED)
Diodo é um dispositivo eletrônico semicondutor que contem cristal e serve para muitas aplicações na área de eletrônica. A palavra diodo está relacionada aos "dois eletrodos" presentes no dispositivo. Sua construção consiste basicamente na formação de uma junção metalúrgica P-N. Quando em operação ativo, a região de depleção aumenta ou diminui de acordo com a polarização do dispositivo, ou seja, ocorre a variação da altura da barreira de potencial, assim fica sendo um funcionamento semelhante ao de uma chave, e sendo por isso bastante utilizado em circuitos eletrônicos. Existem vários tipos de diodos: Zener, Túnel, Led, Fotodiodo, Schottky, Varistor, etc. As curvas características de cada tipo de diodo irão determinar sua aplicabilidade.
Diodo Zener, principal característica: É um diodo utilizado como regulador de tensão, ele é feito para funcionar na região de ruptura. Analisando um gráfico de corrente e tensão (I/V) podemos verificar a existência de um "joelho", onde encontramos uma região em que a tensão no diodo praticamente não se altera com um grande aumento de corrente, servindo como um regulador de tensão.
Através de um gráfico Corrente x Tensão podemos verificar a existência de uma tensão quase constante para correntes reversas mais altas, é nesta faixa que o diodo Zener trabalha.
Diodos túnel ou díodo Esaki, característica, é um tipo de diodo semicondutor muito rápido, que opera na casa dos GHz, através da utilização dos efeitos da mecânica quântica. Funcionamento: Ele funciona somente na área de resistência negativa, ou seja, diminui a tensão aumenta a corrente, somente quando tem-se uma tensão muito próxima de zero (chamada de avalanche, do diodo zener), ou seja, ele só funciona como diodo túnel quando polarizado diretamente e sob tensões bem baixas, para tensões fora dessa região ele funciona como um diodo comum.
Diodo Emissor de Luz (LED) representam grande economia e energia em relação às lâmpadas convencionais.