Diodo
1.1 Materiais Semicondutor
O termo condutor é aplicado a qualquer material que sustenta um grande fluxo de carga ao se aplicar, através de seus terminais por exemplo, uma fonte de tensão de amplitude limitada.
Isolante é o material que oferece um nível muito baixo de condutividade quando submetido a uma fonte de tensão.
Podemos entender que semicondutor é um material de condutividade intermediária um exemplo é o germânio e o silício. Vale a pena salientar que o material mais utilizado em semicondutores é o silício.
Quando um átomo de silício se agrupam para formar um sólido são chamados de cristais de silício.
Nesse agrupamento cada átomo se une a quatro átomos vizinhos, através de ligações covalentes e cada um dos átomos de valência também é compartilhado com o átomo vizinho. Como mostramos na figura abaixo. Figura 1 exemplo das ligações covalentes.
Essa ligação covalente é extremamente forte na camada de valência , mais os mesmo te uma facilidade a de absorver energia em quantidade necessária para quebrar essa união e ficarem livres. Um exemplo é aplicação de uma ddp nas extremidades (fonte de tensão contínua). Figura 2 exemplo dos elétrons se libertando
Com a quebra das ligações covalentes os espaços que os elétrons deixam são nomeados lacunas(positiva). Figura 3 lugar da lacuna indicado.
1.2 Semicondutores tipo p e n Vamos citar agora dois tipos de semicondutor, Semicondutor tipo n, o silício que foi dopado com uma impureza pentavalente é chamado semicondutor tipo n (negativo).
Semicondutor tipo p , um silício que foi dopado com uma impureza trivalente é chamado semicondutor tipo p(positivo). 2. Diodo
A união desses dois tipos (p e n) é denominado diodo semicondutor , quando esses materiais são unidos os elétrons e as lacunas da região de junção se combina.Como o diodo é dispositivo de dois terminais vamos falar de seu funcionamento na polarização direta e reversa. 2.1 Polarização Direta