Diodo Zener
Os diodos zener são usados na regulagem de tensão ou como referência, podendo ser encontrados com diversas dissipações e para diversas tensões. Na prática encontramos diodos com tenões que vão de 1,8 V a 150 V e dissipações que vão de 400 mW a mais de 10 W.
O diodo Zener difere do diodo convencional pelo fato de receber uma dopagem (tipo N ou P) maior, o que provoca a aproximação da curva na região de avalanche ao eixo vertical. , ao atingir uma tensão chamada de Zener, o díodo aumenta a condução sem se destruir e mantém constante a tensão aos seus terminais. O diodo zener, ao contrário do diodo comum, pode conduzir corrente no sentido inverso. Para que isso ocorra, tu deves aplicar tensão igual ou superior a indicada no corpo dele. Quando ele está conduzindo no sentido inverso, ele mantém a tensão constante em seus terminais, exemplo: Se tu tens um zener de 6 volts, e aplicares 9 volts, ele irá manter os 6 volts, de forma estável, por isso eles são empregados como fontes de tensão em equipamentos eletrônicos, também são usados como circuitos de proteção.
Quanto ao valor da corrente máxima admissível, existem vários tipos de díodo. O valor indicado é o da potência. Por exemplo, existem díodos Zener de 400 mW, além de outros valores. O valor da corrente máxima admissível depende desta potência e da tensão de Zener. É por isso que o díodo Zener se encontra