Diodo Zener
Introdução
O diodo zener é um tipo especial de diodo que permite que a corrente flua no sentido normal d condução como qualquer diodo, mas também permite que a corrente flua no sentido contrário desde que a tensão aplicada seja maior do que a tenção de ruptura zener que é conhecida como tensão zener em homenagem a Clarence Zener que descobriu suas características elétricas.
O diodo convencional quando inversamente polarizado apresenta uma extremamente baixa corrente reversa, normalmente consideramos esta corrente como sendo zero. Quando a tensão de ruptura é atingida, em um diodo convencional, uma lata corrente passa a circular no diodo desencadeando um fenômeno chamado corrente de avalanche que acarreta a queima do componente, desta forma devemos evitar que a tensão de ruptura seja aplicada no diodo convencional!
O símbolo do diodo zener é mostrado na figura abaixo. O nome dos terminais é o mesmo do diodo convencional: anodo e Catodo! A apresentação do diodo zener é mesma do diodo convencional o terminal do catodo possui uma faixa de identificação.
Este dispositivo é apresentado normalmente em encapsulamento de vidro e possui dimensões bastante pequenas em relação ao diodo convencional.
Funcionamento
O diodo zener exibe praticamente a mesma propriedade, exceto que o dispositivo é desenhado de forma a possuir uma tensão de ruptura bem baixa, esta tensão é chamada de tensão zener. O diodo zener é construído de forma a ter uma junção “PN” altamente dopada de forma que a tensão de avalanche seja controlada, com isto a tensão reversa fica restrita a valor bem definido. Por exemplo, o diodo zener com tensão zener de 3,2V quando inversamente polarizado apresenta uma queda de tensão de 3,2V entre os seus terminais, no entanto a corrente não é ilimitada mas determinada pela potência do diodo e deve ser controlada pelo circuito externo, normalmente um resistor!
A região de dopagem pode apuradamente controlada de