DIODO EMISSOR DE LUZ
ELETRÔNICA ANALÓGICA
LIGHT EMISSOR DIODE-LED
MANAUS-AM
2014
NOME DA ESCOLA
ELETRÔNICA ANALÓGICA
LIGHT EMISSOR DIODE-LED
ALUNOS:
MANAUS-AM
2014
LIGHT EMISSOR DIODE-LED
-CONSTITUIÇÃO Dispositivo que é formado por uma junção PN que ao ser diretamente polarizada, faz com que os elétrons cruzem a barreira de potencial e se recombinem com as lacunas, ao se recombinar há a emissão de energia na forma de luz visível.
-FUNCIONAMENTO
Ao ser aplicada uma tensão que polariza diretamente o led, ocorre que muitos electrons não têm a energia suficiente para passarem da banda de valência à banda de condução, ficando na zona proibida. Como não podem permanecer nessa zona voltam à banda de valência tendo para esse efeito de perder energia, o que fazem emitindo luz (fotões).
-IDENTIFICAÇÃO DOS TERMINAIS
-OS PARÂMETROS DOS LEDS
TENSÃO MÁXIMA INVERSA: é a tensão que o LED suporta, quando inversamente polarizado.
TENSÃO DIRETA: é a tensão que deve ser aplicada ao LED, em polarização direta.
CORRENTE MÁXIMA DIRETA: Representa a maior corrente que o LED pode suportar, sem queimar-se quando diretamente polarizado.
-POLARIZAÇÃO DE UM LED
O led está directamente polarizado, e emite luz, quando o ânodo está positivo em relação ao cátodo.
O led está inversamente polarizado, e não emite luz, quando o ânodo está negativo em relação ao cátodo.
-CURVA CARACTERÍSTICA
Observa-se nesta curva que enquanto não se atinge um determinado valor da tensão directa não se inicia a circulação de corrente, e que, ultrapassando o cotovelo da curva a corrente directa aumenta rapidamente de valor ao aumentar ligeiramente a tensão directa. Ao aumentar a corrente direta, a intensidade luminosa do led também aumenta.