Dinãmica de Grupo
A dinâmica de grupo é uma das ferramentas utilizadas para avaliar-se um candidato e como ele interage em grupo, onde é dado um trabalho ou uma atividade com o objetivo de avaliar a liderança, a iniciativa a comunicação e as competências desejadas para o cargo em questão em cada participante ou candidato .
As dinâmicas de grupo são utilizadas em processo de seleção, e tem a função de obsevar o comportamento tanto individual quanto em grupo, atentando-se aos níveis de iniciativa , pensamentos, níveis de frustração, níveis de aceitação de ideias de cada participantes.
Antigamente as dinâmicas de grupo eram bem rigorosas com métodos que deixavam o candidato constrangido e muitas vezes sentindo-se humilhados devido a ação de questionar e facilitar, atrapalhando seu desempenho durante a dinâmica, atualmente as dinâmicas de grupo são mais descontraídas e divertidas com o objetivo de conhecer melhor os candidatos e não julgar por seus atos e opiniões , pois já estão mais confortáveis em relação ao ambiente.
Fases da dinâmica (planejamento da dinâmica)
O processo de dinâmica em grupo pode dividir em três etapas. Sendo um exercício de apresentação, outro de aquecimento e um de dinâmica principal para avaliar as competências desejadas descritas abaixo:
Apresentação: Que deve ser feita oralmente, onde cada participante poderá fazer um breve relato de sua vida pessoal e profissional ou através de apresentações mais dinâmicas envolvendo interação e criatividade, esta fase serve para “quebrar o gelo” e fazer com que todos se conheçam e sintam-se mais a vontade perante os outros participantes.
Aquecimento : Essa fase pode ser a primeira ou a segunda , dependendo do eu o facilitador identifica na leitura corporal do grupo, para ver se a necessidade de “quebrar o gelo” ou para desacelerar a equipe. Analisando esses fatores defini-se qual tipo de aquecimento será utilizado que pode ser físico, para relaxar e reduzir a empolgação do grupo ou através de