Dinâmicas grupais
Para os adolescentes ter um grupo de amigos é muito importante porque partilham experiências, adquirem conhecimentos, aprendem a resolver tarefas e constroem identidades e principalmente desenvolvem a capacidade instrumental e emocional.
Podemos atribuir a importância dada pelos adolescentes aos grupos pares, cada adolescente forma o seu próprio grupo, onde se integra melhor, onde se indentifica, onde as conversas são sobre os mesmos problemas, tendo as mesmas angústias, as mesmas incertezas, falar sobre os sentimentos, mas fora do controlo dos adultos.
O adolescente ao estar em grupo está a socializar, está adquirir valores e competências, está a formar o seu comportamento perante a sociedade.
A escola tem um lugar priveligiado na formação de grupos, porque os jovens passam maior do seu tempo na escola. As interações com os colegas da escola e a constituição dos grupos com os mesmos colegas assumem uma particular revelância, no entanto a constituição de grupos no espaço escolar são bem sucedidos no sucesso escolar. Os adolescentes estão inseridos nos ingroup e outgroup, no primeiro grupo o adolescente vai construindo a sua identidade social e a forma como perpeciona com os outros, no segundo grupo, os outgroup desvaloriza os outros. As carateristicas destes grupos é distinta, enquanto o ingroup partilha as mesmas experiências e consegue obter resultados positivos, o outgroup não consegue manter uma relação, tem comportamentos aditivos. Os ingroups tem atitudes positivas e os outgroups tem atitudes negativistas. A construção da identidade grupal realiza-se num contexto específico, no seu espaço, a escola é a maior formação de grupos.
(Para analisar este estudo, existiu a preocupação em caracterizar grupos de adolescentes a frequentar o 7º e 9º ano de escoloridade).