DINAMICAS GRUPAIS
Texto do Minicuti cap.4 – Avaliação
Diferença entre jogos, dinâmica e vivência?
Os jogos são qualquer atividade vinculada a partir de um conjunto de regras onde os participantes devem obedecer às regras. Não necessariamente o jogo tem intuito de aprendizado, pode ser apenas para lazer ou entretenimento. Existem jogos que podemos usar para aprendizado.
Se eu uso uma dinâmica (dinâmica de grupo a priori, necessita de um aprendizado e objetivo, sem isso, torna-se um jogo). Lewin estabeleceu a nomenclatura de dinâmica de grupo. Ela é o estudo das relações entre os membros de um determinado grupo entre si e entre outros grupos. Para estudar uma dinâmica de grupos, é necessário compreender como os membros se relacionam entre si e com outros grupos. Lewin diz que podemos usar vários recursos: relação de poder, comunicação, capacidade do desenvolvimento social (Piaget), socialização (shultz), etc.
Vivencia é o que deveríamos pensar quando falamos o termo “dinâmica de grupo”. Quando eu penso numa vivencia, devo pensar: 1. Qual o objetivo de aprendizado que eu posso promover com essa vivencia? . Ex. auto estima. Numa dinâmica de grupo, que objetivos eu tenho de desenvolvimento de aprendizagem para atingir através de uma vivencia. Paula Falcao usa o termo VIVENCIA, pq aquilo que experimentamos, mesmo que seja no lúdico, gera muito aprendizado. Isso permite pegar dois setores em conflito; idenficar o núcleo central do conflito e trabalhar isso dentro de uma proposta lúdica que pode ou não estar distanciada dessa vivencia, para que depois do aprendizado, elas possam pensar e discutir sobre o conflito em si. Quando falamos de vivencia, estamos falando de algo bastante amplo. O que chamamos de vivencia pode ser chamado de dinâmica. Dinamica quer dizer “COMO AS PESSOAS SE RELACIONAM”. Vivencia tem o mesmo sentido. Se quero provocar uma experiência no grupo, falo de vivencia. Se