Dinâmicas de grupo
Dividir o grupo. O coordenador distribui cartões com o
nome dos pedaços da vaca e orienta os subgrupos a fazerem os desenhos correspondentes. Não dá mais nenhuma orientação. Os subgrupos se reúnem, fazem seus desenhos.
Juntam-se e montam a vaca.
Como se poderia ter uma vaca mais com cara de vaca?
Uma complementação da dinâmica é que os subgrupos voltem a desenhar os pedaços da vaca, dessa vez acertando juntos alguns detalhes como tamanho e cor da vaca, por exemplo.
Cada grupo deve escolher um candidato para
determinada missão, por exemplo, ser presidente da
Associação de Moradores.
Cada participante coloca no papel as virtudes que vê naquela pessoa indicada para o cargo e como se deveria fazer a propaganda de sua candidatura.
O grupo coloca em comum o que cada um escreveu sobre o candidato e faz uma síntese de suas virtudes.
O grupo avalia a dinâmica, o candidato diz como se sentiu. O grupo explica porque atribuiu determinadas virtudes. Faz-se um círculo de mãos dadas com todos os
participantes da dinâmica.
O Coordenador deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão direita e a mão esquerda.Em seguida pede que todos larguem as mãos e caminhem aleatoriamente, passando uns pelos outros.
Ao sinal, o Coordenador pede que todos se abracem no centro do círculo"bem apertadinhos".
Então, pede que todos se mantenham nesta posição como estátuas, e em seguida dêem as mãos para as respectivas pessoas que estavam de mãos dadas anteriormente (sem sair do lugar).Então pedem para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que abram a roda.
Os aplicadores informam sobre a missão de construir o
segmento de uma revista a partir de uma fictícia pré elaborada. É estabelecido um tempo para o desenvolvimento da mesma. Os aplicadores observam todos os pontos característicos dos colaboradores.
Ao final da dinâmica os colaboradores