DINÂMICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
1) Descrição: O grupo é dividido em duplas, de preferência sentado ao lado de quem não se conhece. Entregam-se duas folhas em branco para cada grupo. Cada dupla se dividirá em retratista e falante. O mediador estabelece o tempo em que cada retratista deverá retratar a história de vida do falante. Depois que acaba, troca-se os papéis. O retratista não pode perguntar nada ao falante, apenas desenhar sua história de vida. Quando todos acabam, cada dupla apresenta o seu colega.
2) Espaço/Material: Local aberto ou fechado, desde que este seja com pouca interferência sonora. - Folha sulfite e caneta.
3) Tempo: 30 minutos.
4) Público: 22 pessoas. Preferivelmente a partir dos 10 anos.
5) Comentários: A dinâmica é importante para o grupo se conhecer de forma lúdica, interagirem e criarem um perfil individual e grupal.
DINÂMICA 2: TEIA DA VIDA
1) Descrição: Peça ao grupo que se misture aleatoriamente até dizer “estátua”. Dê a ponta do barbante ao primeiro participante. Ele deverá responder a sua pergunta (um elemento da natureza). Após isso, deve passar a bolinha de barbante para o participante que esteja mais longe, segurando a sua ponta. O segundo participante deverá fazer o mesmo, segurar a ponta, responder a pergunta e passar a bolinha adiante. Fazer isso sucessivamente até que o barbante passe por todos os participantes. Quando formar uma teia, dialogar com o grupo sobre as relações estabelecidas.
2) Espaço/Material: De preferência lugar aberto; natural ou não.
- Barbante de aproximadamente 200m.
3) Tempo: 30 minutos.
4) Público: Crianças a partir de 7 anos até idosos de 60 anos. Pode ser realizada com grupos que se conheçam ou não.
5) Comentários: É necessário estar com roupas confortáveis. O jogo pode ser utilizado para apresentação de pessoas. O objetivo do jogo foi mostrar e interpretar cadeias, relações ecológicas e como os elementos (e as pessoas) são interdependentes.