Dinâmica Relação Interpessoal
Abraham Maslow (1908-1970) , teve sua atuação na década de 50 . Criou a teoria das necessidades humanas sob o seu ponto de vista , sendo assim organizadas hierarquicamente em dois tipos :
- Primárias : Fisiológicas e de segurança
- Secundárias : afetivo – sociais, estima e auto realização.
Assim que as necessidades mais baixas da hierarquia vão sendo satisfeitas vão dando prioridade as mais altas.
Pela teoria de Maslow entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos levando-os a ação. E assim essa teoria da a ideia de um ciclo, um ciclo motivacional.
Apenas e tão somente quando uma necessidade for satisfeita, o ser humano terá necessidade da próxima.
Teoria de Frederick Herzberg
Frederick Herzberg (1923 – 2000) – Ao contrário de Maslow a teoria de Herzberg sempre foi baseada no estudo das atitudes e motivações dos funcionários dentro de uma empresa.
Ele desenvolveu um estudo para tentar entender os fatores que causariam a insatisfação e aqueles que seriam responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho. Em 1959 pela primeira vez foi publicado o estudo com o título de “ A motivação para trabalhar - The motivation to work .”
Trabalhando a questão da satisfação Herzberg conclui que dois fatores explicam o comportamento das pessoas: Higiênicos e Motivacionais.
- Higiênicos: são extrínsecos, estão no ambiente de trabalho, salários, benefícios, ambiente, gestão, relação com os colegas. Se presentes, deixam de causar insatisfação mas não chegam a causar satisfação.
- Motivacionais: são intrínsecos , sentimentos de auto – realização e reconhecimento. Se presentes causa satisfação. Se ausentes deixam de causar satisfação mais não chegam a causar insatisfação.
Mais sua teoria foi muito criticada, pois ele não considerou a satisfação e a insatisfação algo próprio de cada um.
Teoria de Douglas McGregor
Douglas McGregor (1906 – 1964) – Sua teoria é um conjunto de dois extremos opostos de