Relações interpessoais
1 Introdução
A partir do momento que uma pessoa começa a conhecer a si mesma, muitas portas se abrem, surgem novas amizades, facilita a comunicação interpessoal com outros membros da equipe ou grupo de trabalho. Ao invés de “encarar” a situação sozinho, o indivíduo tem a possibilidade de ajuda de uma pessoa no qual tem bom relacionamento.
É muito importante que as empresas invistam em cursos e atividades que estimulam o relacionamento interpessoal a fim de melhorar a produtividade, pois se sabe que pessoa focada produz mais, se cansa menos e pode causar até mesmo menos acidentes. Logo, a empresa deve sim se preocupar em contratar profissionais qualificados e que saibam explicar o que é esse conhecimento para auxiliar na carreira dos colaboradores.
Estimular o relacionamento interpessoal traz benefícios tanto para a empresa, quanto para o colaborador, pois a produtividade aumenta e o autoconhecimento do indivíduo agrega valor em sua carreira, tornando uma relação mais saudável com a família pertencente e a sociedade.
Em todo ambiente de trabalho, escola, igreja, existem pessoas que têm certas dificuldades de relacionamento, pois depende também da cultura, criação, da forma como a pessoa enxerga a outra pessoa. Depende dos princípios que o individuo tem, pois essas questões também interferem na facilidade ou dificuldade de relacionamento.
Vivemos em uma sociedade em que muitos não aceitam a forma da outra pessoa se vestir, da forma com que trabalha, das manias que as pessoas vão desenvolvendo quando repetem uma mesma atividade. Sendo assim, colocam uma barreira no relacionamento.
Acreditamos que o objetivo do relacionamento interpessoal seja realmente fazer com que essas barreiras caiam e que as pessoas se relacionem de maneira que haja menos discriminação, seja por cultura, por etnia e até mesmo pela forma da pessoa trabalhar.
2 Referencial Teórico
2.1 Relações Interpessoais As pessoas sempre estão interagindo entre si. São