Dinâmica de grupo
A Dinâmica de Grupo deve ser vista como uma técnica, um RECURSO para facilitar o aprendizado dos participantes em atividades de treinamento e também para identificar aspectos comportamentais dos candidatos e ajudar no processo seletivo de forma eficaz e descontraída. Isto se dá através de jogos, brincadeiras e exercícios que são vivenciados em uma simulação, proporcionando situações e sensações da vida real, nas quais os participantes poderão agir com autenticidade.
A Dinâmica em Seleção pode ser usada quando temos bons e vários candidatos, para poucas vagas, e os jogos nos ajudam a definir o profissional mais adequado para o perfil do cargo, de forma mais rápida e eficaz. Mas lembrem-se: este não deverá ser o único e decisório método de seleção dos candidatos.
Quando for escolher uma Dinâmica de Grupo: • Estabelecer objetivos claros - resultados pré-estabelecidos • Pensar em como medir resultados (antes e depois) • Identificar os participantes (cargo, nível cultural, etc.) • Qual local e aparelhagem poderá estar disponível • Qual o tempo de aplicação (dentro de contexto) • Quem vai auxiliar na D.G. • Custos
Você como facilitador e aplicador da Dinâmica de Grupo para Seleção:
1. Tenha claro sua postura. Ela influencia muito na eficácia do processo.
2. Lembre-se de fazer a sua apresentação pessoal. Quem é você? Qual o seu nome? Quais suas responsabilidades?
3. Seja amável, pedindo a colaboração de todos. Saiba ouvir e pedir atenção quando necessário.
4. Explique seus objetivos e o que você espera do processo. Por exemplo, em seleção diga que vai observá-los durante os jogos, e peça para que todos sejam o mais espontâneos possível, para que a escolha do candidato seja a mais adequada trazendo equilíbrio para ambos. Caso tenha que fazer anotações, explique também.
Tenha certeza que, se a dinâmica for bem direcionada e o facilitador