Dinâmica de Grupo
O livro intitulado “ Psicodrama e Dinâmica de grupo ’’ traz em suas entrelinhas diversos suportes teóricos e praticas uteis a diversos profissionais, estando entre eles administradores, os quais buscam amplitude em sua atuação grupal. RAMALHO (2010)
Historicamente pode-se afirmar que a dinâmica de grupo brotou no intuito de contribuir com soluços para as situações sociais problemáticas; na tentativa de traçar princípios gerais em suas formas de lidar com pequenos grupos. Seus primeiros estudos se iniciaram com os trabalhos de Moreno e K. Lewin.
Sendo um ramo da psicologia social, a dinâmica de grupo objetiva estudos sobre a estrutura de pequenos grupos, em sua dinâmica na vida grupal, no modo funcionarem, bem como seu processo de desenvolvimento, fenômenos e princípios que conduzem as forças psicológicas e sociais, que podem interferir significativamente. Tais forças referem-se à atração, rejeição, coesão, liderança, resistência à mudança e interdependência.
O estudo dos pequenos grupos citados anteriormente preocupa-se em alcançar a autenticidade nas suas relações, a criatividade no funcionamento; portanto é de suma importância averiguar quais são as estruturas e técnicas mais adequadas que irão facilitar esse processo.
Sempre, desde o nascimento, o indivíduo participa de diferentes grupos, numa constante dialética entre a busca de sua identidade individual e a necessidade de uma identidade grupal e social. (ZIMERMAN & OSORIO, 1997).
A psicologia grupal demonstra sua importância devido ao fato de os indivíduos passarem maior do tempo de sua vida convivendo e interagindo com grupos diferentes. Partindo desse pressuposto, sabe-se que para que um grupo exista, é necessário que haja