Dinheiro é problema ou solução?
Para ajudá-lo a administrar melhor a renda e garantir que ela seja suficiente para cobrir seus gastos mensais, procuramos ouvir alguns especialistas em finanças que deram dicas sobre como cuidar melhor de sua renda, evitar contrair longas dívidas e aproveitar melhor os benefícios que uma vida financeira estável pode proporcionar.
Trace objetivos
Primeiramente a pessoa tem que definir o objetivo, o sonho que ela quer realizar com seu dinheiro, para não sair gastando em coisas que não agregam valor ou que não sejam importantes. Se ela definir que quer viajar no fim do ano, ela tem de guardar o dinheiro para evitar dívidas e juros, ensina o educador financeiro Edward Cláudio Júnior.
Fuja das dívidas
É fundamental ter em mente que é preciso gastar menos do que se ganha. Elaborar um orçamento e cumprí-lo. Haverá necessidade de ter disciplina, mas isso pode ser apenas uma questão de tempo. Em muitos casos, uma situação financeira desequilibrada decorre de maus hábitos, que precisam ser combatidos. Mudar a cultura de ‘gastador’ para a cultura de ‘economizador’ nem sempre é fácil. Mas, com educação financeira, essa mudança pode ser feita de forma consciente e menos dolorosa, aconselha Carlos von Sohsten, educador financeiro e autor do livro “Como cuidar bem do seu dinheiro”.
Para aonde vai o dinheiro?
O princípio do controle financeiro é saber para aonde o dinheiro vai. Tudo começa com você guardando notas fiscais e os comprovantes de pagamentos que você faz. Depois você precisa definir um dia da semana qualquer em que vai colocar tudo isso em uma planilha, seja ela eletrônica ou não. Essa é uma parte que não é fácil de fazer porque ela é um pouco mais