dinheiro: solução ou problema..
Sim, é sobre o universo jurídico. Sim, fala sobre leis. Sim, a legislação americana é um pouco diferente e às vezes a gente se perde. Mas dá de entender muito bem a história e não é preciso ser um advogado ou doutor em juridiquês para fazer a leitura.
Em O Rei das Fraudes conhecemos Clay Carter, que mora em Washington e tem um emprego meio ruim na defensoria. Ganha pouco, tem casos horríveis, sua sala é um aperto só. Seu pai foi um grande e famoso advogado que perdeu tudo o que um dia conquistou, então Clay vive um pouco à sombra do seu fracasso. Mas tudo bem, o protagonista é até feliz com a sua vida. Ainda mais porque namora Rebecca, a mulher dos seus sonhos. Quer dizer, namorava. Os pais muito ricos e esnobes convencem a garota de que Clay não vai dar nada da vida, que nunca vai poder dar um bom padrão social. Manipulável como ela é, Rebecca termina com ele.
Disposto a mudar de status e a reconquistar a ex, Clay aceita um emprego oferecido pelo misterioso Max Pace. Ele é um “bombeiro” que apaga os “incêndios” das empresas antes que os deslizes venham a público. Então, o homem lhe dá uma oportunidade milionária: Ações coletivas indenizatórias. No primeiro caso, Clay embolsa U$ 15 milhões. Sua consciência pode não estar muito limpa, mas a sua conta bancária fica muito feliz. E nem por isso Rebecca volta.
John Grisham
E como quando se ganha um pouco mais, o olho cresce, Clay fica ganancioso e passa a aceitar cada vez mais casos e a esbanjar o que ganha. Jatinho, ilha particular no Caribe, Porches, casas com 10 andares e por