Logísta Terceiro Setor
O Terceiro Setor cresceu significativamente nos últimos anos e a prova disso são os dados apresentados na pesquisa do IBGE publicada em 2008 mostrando que em 1996 o número de instituições era de 107.332 e que em 2005 esse número passou para 338.000, o que representa um aumento de 251,1%.
Apesar do enorme crescimento, o Terceiro Setor ainda é carente de profissionalização. As instituições necessitam implementar práticas de gestão similares às utilizadas pelas empresas do Segundo Setor para que possam otimizar o trabalho desenvolvido por elas, promovendo maior impacto positivo para a sociedade.
PROBLEMA GERAL
Uma das áreas que precisa ser otimizada é a de logística. Atualmente, é possível identificar três problemas logísticos comuns na maioria das instituições do terceiro setor:
1) Logística de suprimentos
O problema quanto à logística de suprimentos compreende todas as questões dentro do processo de entrega, recebimento e estoque de materiais didáticos, de limpeza, de alimentos.
2) Logística de pessoas
Já o problema logístico de pessoas ocorre quando a instituição trabalha com treinamento de pessoas, como por exemplo, levar instrutores para capacitação de educadores em alguma região.
3) Logística de dinheiro.
Com relação à logística de dinheiro, um dos maiores problemas é o recebimento de dinheiro de forma pontual por pessoas físicas.
PROBLEMA ESPECÍFICO
Dentro esses três tipos de problemas logísticos, gostaria de focar na logística de dinheiro. Neste tipo de logística, os problemas ocorrem basicamente em três situações:
Venda de produtos solidários – doador gostaria de adquirir um produto solidário, mas tem que se deslocar até a instituição para realizar a compra.
Doação de dinheiro – doador gostaria de doar determinada quantia em dinheiro, mas tem que se deslocar até a instituição. Ou a instituição tem que designar um de seus colaboradores (que geralmente são poucos) para ir até os doadores receber essas