Educação inil
* Introdução
* Base Legal da Educação Infantil
* Conceito de Criança
* Espaço e planejamento para brincar
* Intervenção do professor
* Relação entre educar e cuidar
* Profissionais que atuam junto à criança
* Corpo docente
* Conclusão
* Bibliografia
Introdução
Base Legal da Educação Infantil
Com a Constituição Federal de 1988 as crianças brasileiras ganharam o direito de serem atendidas em creches e pré-escolas. Conforme artigo 208, inciso IV, “O dever do estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: atendimento em creches e pré-escolas as crianças de 0 a 06 anos de idade”.
Podemos dizer que esse artigo teve um papel importantíssimo na garantia dos direitos da população brasileira e que representa o resultado de lutas de um povo em busca de atendimento educacional a seus filhos pequenos.
Os avanços após a Constituição de 1988 foram sentidos por todos. Após a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96) em 20 de dezembro de 1996 a Educação Infantil ganhou patamares ainda mais elevados. Três artigos dessa lei se referem à educação infantil e afirmam ser essa educação destinada a crianças menores de 06 anos, como sendo a primeira etapa da educação básica e enfatiza a valorização do desenvolvimento integral das mesmas.
No art. 29 é possível perceber que há uma preocupação no que se refere à atuação da família em conjunto com a escola, para que as crianças possam alcançar o desenvolvimento esperado em seus vários aspectos.
No art. 30 da referida lei, fica assegurado o atendimento das crianças de 0 a 03 anos de idade em creches ou entidades equivalentes. No mesmo artigo, também se denomina de pré-escola, a educação destinada às crianças de 04 a 06 anos de idade.
Já no art. 31 é destacada a avaliação na educação infantil e assegura que a mesma não tem finalidade de promoção, ou seja, as crianças atendidas na educação infantil independente do seu