Dinamômetro
Professor: Paulo Bonfim
Prática: Dinamômetro
Data: 27/08/2013
Data de Entrega: 01/10/2013
Grupo:
Introdução
Em 1660 o físico inglês R. Hooke (1635-1703), observando o comportamento mecânico de uma mola, descobriu que as deformações elásticas obedecem a uma lei muito simples. Hooke descobriu que quanto maior fosse o peso de um corpo suspenso a uma das extremidades de uma mola, maior era a deformação sofrida pela mola. Analisando outros sistemas elásticos, Hooke verificou que existia sempre proporcionalidade entre forças deformantes e deformação elástica produzida. Pôde então enunciar o resultado das suas observações sob forma de uma lei geral. Tal lei, que é conhecida atualmente como lei de Hooke, e que foi publicada por Hooke em 1676, é a seguinte: “As forças deformantes são proporcionais às deformações elásticas produzidas.”Estando uma mola no seu estado relaxado e sendo uma extremidade mantida fixa, aplicamos uma força(F) à sua extremidade livre, observando certa deformação. Ao observar esse fato, Hooke estabeleceu uma lei, a Lei de Hooke, relacionando Força Elástica(Fel), reação da força aplicada, e deformação da mola.
Equação da Lei de Hooke F= -Kx
"A intensidade da força elástica (Fel) é proporcional à deformação (x)".
A unidade da constante elástica da mola no Sistema Internacional é 1 N/M.
Observação: O sinal negativo na expressão vetorial da Lei de Hooke, significa que o vetor força elástica (Fel) atua no sentido contrário ao vetor deformação (x).
Objetivos
Buscar aprimoramento no conhecimento sobre a Lei de Hooke além de comparar resultados teóricos e práticos.
Equipamento
Dinamômetro:
Realiza medidas a partir do estiramento de uma mola (regime elástico), que tem um limite elástico. É um dispositivo que pode ser utilizado para medir a força. Este dispositivo é dotado de:
• Estrutura
• Mola
• Gancho