Dinamicas filosoficas
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE engenharia QUÍMICA
DOUGLAS JIVAGO BALARDINI
Dinâmica das Ideias filosóficas e sociais
Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia do Curso de Graduação em Engenharia Química da Pontifícia Universidade Católica do Paraná como forma parcial e/ou total de avaliação referente a 2a Parcial.
Orientador: Prof. Léo Peruzzo
cURITIBA
2013
A FORMAÇÃO DE UMA MENTALIDADE RACIONAL
A evolução das sociedades é extremamente complexa e difícil exatidão. No entanto, há um ponto comum entre os pesquisadores e historiadores: a “ciência” dos povoas mesopotâmicos desempenha um papel fundamental na constituição da cultura ocidental. É a partir deste ponto que esperamos fazer uma construção dos principais fatores que permitiram a formação da mentalidade racional, fator decisivo para o desenvolvimento de uma nova fase da história da evolução. O “período de ingenuidade” inicia-se com os povos mesopotâmicos, por volta de V milênio antes de Cristo. Região localizada entre o Rio Tigre e o Rio Eufrates, foram os responsáveis pelo desenvolvimento dos primeiros grupos sociais preocupados com a vida social, econômica e religiosa, e entre os mesopotâmicos, encontram-se:
- Sumérios: Estavam organizados em Cidades-Estados. Governado apenas por um sacerdote que aos poucos foi descentralizado e passou para os chefes militares, os quais organizavam a vida social destas cidades. Agricultura diversificada, e eles foram responsáveis pelo desenvolvimento da escrita cuneiforme. - Babilônicos: Construíram suas cidades ao longo do Rio Eufrates. Foram os primeiros a desenvolver um calendário preciso e a utilizar um sistema astronômicos criando um relógio a partir da observação do sol. O rei Hammurábi (1810 – 1750 a.C) foi o responsável pela grande ruptura entre a tradição oral e o código de leis escrita, criando o Código de Hammurábi. A sociedade estava disposta em três