dinamicas de jogos
Carla Maria de Souza Sales RGM: 0399-14-1
Entrevistada: Maria Inalva Sales Simões
Idade: 57 anos
Jogos praticados na infância:
Escravo de Jó
Queimada
Mãe da Rua
Descrição apresentada pela entrevistada do Jogo de Escravo de Jó. No jogo Escravo de Jó, todos os participantes sentavam-se em uma mesa e faziam a brincadeira usando copos de plástico. Cada um com seu copo cantavam a música:
- Escravo de Jó jogava o Caxangá tira, põe deixa ficar... Guerreiros com guerreiros fazem zig zig za. Ia-se aumentando a velocidade da musica, e assim a movimentação dos copos, até que alguém errasse para que outro participante pudesse entrar. Geralmente se iniciava a brincadeira com quatro pessoas.
Descrição apresentada pela entrevistada do Jogo de Queimada: Devido às condições daquela época, os próprios participantes confeccionavam uma bola média que geralmente era de meia. Dividiam-se duas equipes como o mesmo número de pessoas se marcava as linhas com areia na rua de terra, onde havia um cemitério para onde iriam os participantes queimados. Os participantes queimados já no cemitério também podiam queimar os participantes da equipe adversária, caso pegassem a bola. Vencia a equipe que conseguisse manter o maior numero de jogadores sem serem queimados.
Descrição da entrevistada do Jogo de Mãe da Rua: Era escolhido um pegador, os jogadores ficavam dos dois lados da rua em cima das calçadas, e tinham que atravessar pulando em um pé só sem ser pego. Caso isso acontece, o participante pego se tornava o pegador.
Oque são Jogos Tradicionais? Quais suas características? São jogos praticados por todas as classes sociais, é encarado como uma competição, portanto, seu prazer esta relacionado à vitória, muitas vezes sofre influências culturais de determinada região. Geralmente, passam de geração para geração, sofrendo as alterações e evoluções de acordo com o passar do tempo.
Considerações Finais O que pude