Dinamicas de grupo
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Desenvolvimento Interpessoal
Anelise Rebelato Mozzato
Projeto desenvolvimento comportamental da Empresa PLASTIPASSO.
Cássia Salum
Fabiane Lima
Fernanda Ferronato
Maiara Crestani Passo Fundo 23 de Novembro de 2012
Cada indivíduo possui sua motivação pessoal, e vai para dentro da organização com toda a sua bagagem emocional, afetiva, social e cultural. Esses fatores externos influenciam diretamente o clima dentro de uma organização, pois cada pessoa é única na sua maneira de ser, portanto, a satisfação dos empregados com o ambiente de trabalho pode impactar diretamente no desenvolvimento pessoal e coletivo dentro da organização.
Embora algumas atividades humanas aconteçam sem motivação, praticamente quase todos os comportamentos conscientes são motivados ou possuem uma causa. O trabalho do gerente é identificar os impulsos e as necessidades dos empregados, quanto a relação direta entre o clima do ambiente de trabalho, a produtividade, a capacidade de inovação e, consequentemente, a lucratividade.
Para Gil (2001, p.17), Gestão de Pessoas “é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais”. Já para Chiavenato (2005, p.9), Gestão de Pessoas “é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações”.
Pode se afirmar então, que se os gestores possuem um conhecimento básico sobre as ferramentas de recursos humanos e sabem da importância que o seu gerenciamento tem para o resultado dela, bem como, deste ser gerenciado da forma mais responsável possível, uma vez que o capital humano da organização se bem empregado, torna-se uma vantagem competitiva de difícil superação para as outras empresas concorrentes, além de refletir diretamente no resultado desempenhado pela