Dinamica socioespacial brasileira
As localidades urbanas geralmente se assentam sobre um ambiente calcado em raízes históricas e culturais, que guardam respeito com a formação e o crescimento de uma cidade a partir de determinado núcleo, desenhando um ambiente próprio, onde há uma história, uma cultura peculiar urbana, ditada pôr lineamentos arquitetônicos, paisagísticos e sociológicos.
Assim, para entendermos uma cidade é preciso verificarmos a sua dinâmica, a sua geografia e a sua história.
Percebemos a dinâmica de uma cidade ao observarmos a movimentação de pessoas, sua estrutura social, a reprodução da força de trabalho, a existência e a localização de indústrias, a produção de riquezas, as relações comerciais, as redes de serviços, as vias de circulação e a localização de casas.
De certo modo, podemos entender que o urbano é resultado do processo de produção num determinado momento histórico, em relação a determinação econômica e também a social, política e ideológica. Torna-se assim, não só um modo de produzir, mas também de consumir, pensar, ou seja, um modo de vida.
Na atualidade, há uma divisão capitalista do espaço urbano, onde alguns mecanismos exibem a interdependência entre a organização social e a espacial.
Distribuição de recursos e serviços na organização espacial
Organização espacial é o arranjo espacial, estrutura territorial e espaço socialmente produzido pelo homem no decorrer da História, ou seja, campos, caminhos, minas, dutos, redes, fábricas, lojas, habitações, templos, etc, dispostos sobre a superfície da terra. É a transformação da natureza pelotrabalho social, de acordo com as possibilidades que cada sociedade possui e que derivam do desenvolvimento e das relações sociais e de produção.
As cidades possuem diferentes dimensões, paisagens e dinâmicas, que fazem com que cada cidade tenha características próprias de crescimento.
Esse crescimento pode ser horizontal ou vertical, orientado pelo aumento da população em