Dinamica - Sexualidade
TEMA: SEXUALIDADE
Esta dinâmica busca refletir a sexualidade, além do conteúdo específico de ciências biológicas. Compreender as emoções envolvidas, os sentimentos, as atitudes, crenças e valores que representam um tempo um espaço e uma cultura similar.
Técnica: Correio sentimental
Objetivos: Falar sobre os métodos anticoncepcionais; discutir as ansiedades, resistências e conflitos em relação ao uso de métodos de planejamento familiar.
Materiais utilizados: Papel, lápis e cartões com casos para discussão.
Público: Alunos de 7° ano, que estavam na fase da adolescência.
Desenvolvimento:
1. Formar quatro subgrupos. Explicar-lhes que cada um compõe uma equipe responsável por um programa de rádio que mantém uma seção “Correio Sentimental”, na qual os ouvintes relatam casos sentimentais e a equipe apresenta uma resposta.
2. Distribuir um caso para cada equipe, pedindo que discutam a resposta que darão aos ouvintes, quando o programa for ao ar.
3. Solicitar que, ao apresentar sua resposta, cada equipe o faça como se estivesse no ar, inclusive com a leitura do caso para os demais “ouvintes”. O grupo tem a tarefa de transformar o caso numa realidade. Tempo.
4. Cada subgrupo apresenta o seu programa.
5. Plenário – o professor discute com o grupo as questões:
É difícil falar de métodos anticoncepcionais? Por quê?
Se um jovem deseja informação correta sobre assunto, onde buscá-la?
Que tipo de conselhos geralmente são dados por amigos ou colegas?
Os jovens sexualmente ativos que você conhece utilizam algum método anticoncepcional?
Os casais devem discutir a escolha do método em conjunto? Por quê?
Qual a melhor forma de alguém falar de métodos com seu (sua) parceiro (a)?
→Casos para discussão
1. Ana e Ricardo têm 18 anos, são namorados e, de vez em quando, tem relações sexuais. Os dois vivem com os pais. Atualmente, não usam métodos anticoncepcionais, mas muitas vezes conversam sobre a necessidade de