Dinamica populacional
Ecologia
Página 99: A dinâmica Populacional
Curva em S
Crescimento populacional padrão, a esperada para a maioria das populações existentes na natureza. Ela é caracterizada por uma fase inicial, de crescimento lento, em que ocorre o ajuste dos organismos ao meio de vida. A seguir, ocorre um rápido crescimento, do tipo exponencial, que culmina com uma fase de estabilização, na qual a população não mais apresenta crescimento.
Curva em J
A curva J é tipo de populações de algas, nas quais há um crescimento explosivo, geométrico, em função do aumento da disponibilidade de nutrientes do meio. Esse crescimento explosivo é seguido de queda brusca do número de indivíduos, pois, em decorrência do esgotamento dos recursos do meio, a taxa de mortalidade é alta, podendo, inclusive, acarretar a extinção da população no local.
Fatores que regulam o crescimento populacional
A disponibilidade de espaço e alimentos, o clima e a existência do predatismo, parasitismo e competição são fatores de resistência ambiental que regulam o crescimento populacional. Assim, o tamanho populacional acaba atingindo um valor numérico máximo permitido pelo ambiente, a chamada capacidade limite.
Epidemia
É a situação em que ocorre aumento exagerado do número de casos de uma doença em certa população. De modo geral, é associada a doenças provocadas por vírus e bactérias. Gripe e cólera são doenças que costumam ter caráter epidêmico.
Endemia
É a situação em que uma doença acomete um número constante de indivíduos de uma população, ao longo do tempo. É a característica de doenças provocadas por vermes.
Fatores abióticos: A influência no crescimento Populacional
Alimentos: em certos casos, a quantidade de alimento disponível pode atuar como fator limitante para o crescimento da população e provocar emigrações.
Espaço: limitante da quantidade de indivíduos em um determinado espaço.
Clima: o clima influi sobre as populações direta ou indiretamente. Variações