dinamica populacional
Estudo das variações das populações de seres vivos de determinada espécie.
Crescimento
A capacidade de crescimento de uma população biológica está relacionada à sua capacidade de reprodução em determinado intervalo de tempo. Essa capacidade é chamada de potencial biótico. Alguns fatores podem influenciar no crescimento de uma população, aumentando ou limitando. A presença de alimento é um fator que pode acelerar o crescimento de uma população. Por outro lado, a falta de alimento é um fator limitante, pois os indivíduos morrem de fome, ou crescem subnutridos, deixando menos descendentes. O mesmo acontece com a água, por ser indispensável à vida, é um fator limitante muito crítico.
Outros fatores limitantes ao crescimento populacional são: falta de espaço e de abrigo, a presença de competidores, predação, clima, etc. O conjunto de fatores limitantes resulta em uma “Resistência do Meio”.
Podemos concluir que:
Crescimento Natural de uma População = Potencial Biótico - Resistência do Meio
A densidade populacional é dada por: número de indivíduos/área
Fatores que alteram a densidade: taxa de natalidade (N) taxa de mortalidade (M) taxa de imigração (I) taxa de emigração (E)
(Idéia: utilizar um applet em java para demonstrar a dinâmica populacional)
Equilíbrio
Em uma população em equilíbrio, temos:
N + I = M + E
Ou seja: a variação positiva (natalidade + imigração) é igual à negativa (mortalidade + emigração).
Interações
Nas comunidades bióticas dentro de um ecossistema encontram-se várias formas de interações entre os seres vivos que as formam, denominadas relações ecológicas ou interações biológicas. Essas relações se diferenciam pelos tipos de dependência que os organismos vivos mantêm entre si. Algumas dessas interações se caracterizam pelo benefício mútuo de ambos os seres vivos, ou de apenas um deles, sem o prejuízo do outro. Essas relações são denominadas harmônicas ou positivas.
Outras formas de interações são