Dinamica de Grupo
Dividir o grupo em 3 ou 4 subgrupos. Peça que os grupos dêem testemunho das dificuldades de oração enfrentadas no dia-a-dia e na catequese. Cada subgrupo deve escolher um relator e um testemunho do subgrupo para a assembléia. Na assembléia ser objetivo para não demorar. Peça que tomem nota dos relatos. Leia em voz alta o texto de Romanos 8, 26-27. Peça então que cada grupo se reúna novamente, ore ao Espírito Santo e em seguida formulem uma oração colocando esta preocupação e a pessoa, e encerre a oração com o Pai Nosso. Quando os grupos terminaram de orar, pergunte como se sentiram, se acharam fácil orar assim, o que podem fazer quando estão inseguros, sobre que palavras usar e como orar, etc..
Você também pode pedir que cada um escreva seu nome e uma preocupação num papel. Depois as crianças sorteiam entre si os papéis e durante a semana devem orar pela pessoa e preocupação cujo nome está no papel.
No enredo fala de duas formas de concepções do estado de natureza : O estado de Natureza de Hobbes e o estado de sociedade de Rousseau onde ambos evidenciam uma percepção do social como luta entre fracos e fortes ,vigorando a lei da selva ou poder da força.
A passagem do estado de natureza à sociedade civil se dá por meio de um contrato social ,pelo qual os indivíduos renunciam à liberdade natural e à posse natural de bens ,riquezas e armas e concordam em transferir a um terceiro -o soberano -o poder para criar e aplicaras leis ,tornando-se autoridade política .O contrato social funda a soberania .
Para Hobbes ,os homens reunidos numa multidão de indvíduos ,pelo pacto ,passam a constituir um corpo politico ,uma pessoa artificial criada pela ação do homem e que se chama Estado .Para ROUSSEAU os indivíduos naturais ,são pessoas morais ,que pelo pacto criam a vontade geral como corpo moral coletivo de Estado.A teoria do direito natural e do contrato evidencia uma