DINAMICA DA TERRA
O nitrogênio (N) é um dos elementos mais importantes no metabolismo de um ecossistema aquático, devido a sua participação na formação de proteínas, que é um componente básico dos seres vivos. As principais fontes de nitrogênio nos corpos hídricos, podem ser naturais; como o ar atmosférico, o processo de erosão do solo, as águas superficiais, as excreções animais, vegetais e animais em decomposição e o material dissolvido ou suspenso nas chuvas, processo realizado por bactérias e algas cianofíceas. Podendo ser também de origem artificial; como os diferentes tipos de óxidos nitrogenados lançados na atmosfera, através de processos industriais e automotivos, e compostos lançados ao solo na forma de fertilizantes, que são arrastados pelas enxurradas para um corpo hídrico.
Quando o nitrogênio se encontra em baixa concentração, atuam como fator limitante na produção primária de lagos e reservatórios. Os compostos nitrogenados mais importantes são os íons nitrato e amônio, sendo a principal fonte de nitrogênio para produtores primários.
O primeiro processo consiste na transformação do nitrogênio orgânico em inorgânico, e dependendo das condições ambientais o nitrogênio orgânico pode se transformar em NO³ ( Nitrato), NO² (Nitrito) ou NH⁴ (íon amônio). Durante a decomposição da matéria orgânica, ao invés de se transformar em nitrato, parte da matéria orgânica se transforma em amônio, processo chamado de amonificação, cuja atividades de bactérias e fungos presentes na água dependem da temperatura e do pH adequado, onde no epilímnio que fica isolado das camadas inferiores, o nitrato é assimilado pelo fitoplâncton e no hipolímnio com baixa concentração de oxigênio nas águas eutróficas.
A transformação dos compostos orgânicos em nitrato é chamado de nitrificação, onde prevalece no hipolímnio rico em oxigênio dos lagos e