biologia
Organelas são estruturas presentes nas células, comuns a muitos tipos delas. Isto é, são compartimentos celulares limitadas por membranas. Essas organelas desenvolvem funções distintas, que, no total, produzem as características de vida associada com a célula. Na célula animal eucariótica existem três componentes básicos: membrana, citoplasma e núcleo.
MEMBRANA PLASMÁTICA A membrana plasmática pode ser conhecida como plasmalema, membrana celular ou membrana citoplasmática. Entre todos os modelos propostos quanto á combinação e a estruturação membranar, o mais aceito atualmente é o proposto pelos cientistas Singer e nicolson em 1972, simulada através de um mosaico fluido, como pode ser observado na imagem a seguir.
Todas as membranas plasmáticas celulares são constituídas predominantemente por fosfolipídios e proteínas e proporções diferentes e uma pequena quantidade de açúcares, na forma de oligossacarídeos. Além disso, na maioria das células animais, a membrana plasmática apresenta uma camada rica em glicídios: o glicocálix ou glicocálice, que tem a função de reconhecimento químico da célula para seu exterior e tem também a função protetora, impedindo que alguns tipos de vírus ou bactérias se anexem a célula.
A membrana celular é responsável pela recepção de nutrientes e sinais químicos do meio extracelular. Para o funcionamento normal e regular das células, deve haver a seleção das substâncias que entram e o impedimento da entrada de partículas indesejáveis, ou ainda, a eliminação das que se encontram no citoplasma. Essa é a chamada permeabilidade seletiva, uma das funções mais importantes da membrana. Outra função são os transportes, que ocorrem através dela, podendo ser dividido em ativo, quando há gasto energético, e passivo, quando não há gasto energético.
QUÍMICA E ESTRUTURA DA MEMBRANA PLASMÁTICA.
Bicamada fosfolipídicas;
Proteínas integrais;
Proteínas periféricas;
Organelas envolvidas por membranas.
O MOVMENTO DE