Dinamica da terra
QUESTÃO 1:
C – D – A – B
QUESTÃO 2:
Houve na sequência da questão anterior preservação de restos. A preservação de partes moles não poderia ocorrer, considerando que sua preservação depende de condições especiais, como regiões onde águas subterrâneas sejam ricas em cálcio e neutralize a acidez natural das águas intersticiais, o que permite a preservação das partes moles.
QUESTÃO 3:
3.1
A- Paleozóica e B- Cenozóica. Pertencem ao éon Fareozóico.
3.2
Consideram-se como pré-cambrianos os terrenos formados no período compreendido entre o aparecimento da Terra, há cerca de 4,5 bilhões de anos, até o surgimento de uma larga quantidade de fósseis, há cerca de 540 milhões de anos, constituídos de rochas metamórficas (gnaisses,xistos) intensamente dobradas e falhadas e rochas ígneas ( granitos, etc.). A raridade de fósseis nesse período justifica-se pela dificuldade de preservação em ambiente terrestre, uma vez que os sedimentos continentais estão mais expostos aos processos de intemperismo e erosão do que os sedimentos marinhos, o que torna o registro muito falho.
3.3
ERA A: Paleozóica
Permiano- diversificação dos répteis e extinção dos trilobites.
Devoniano- peixes sem dentes povoam os oceanos. Tribolites, braquiópodes e crinoides.
Ordovaciano - surgimento de peixes sem dentes e dos moluscos.
Cambriano - surgimento dos tribolites e dos invertebrados sem conchas.
Pré-Cambriano - Formação da crosta sólida primitiva. Resfriamento da Terra com temperaturas inferiores a 100 °C; a água contida na atmosfera em estado de vapor precipitou-se em forma de grandes dilúvios.
ERA B: Cenozóica
Período Quartenário:
Época Holocena- configuração das condições e da faclimáticas atuais.
Época Pleistocena- resfriamento da Terra e avanço das camadas de gelo. Surge o Homo erectus e, em seguida o Homo sapiens.
Período Terciário:
Época Pliocena- surgem as grandes pradarias. Presença dos primeiros homonídeos.
Época Miocena-