DIMINUI O DE TRINCAS E FISSURAS EM ALVENARIA
PROBLEMÁTICA: estudo de casos para diminuição da ocorrência de patologias como trincas e fissuras quando se trata de alvenaria.
OBJETIVO GERAIS
Diminuir a ocorrência de trincas e fissuras em alvenarias. Construtivas como juntas de movimentação, especificação correta da argamassa e compra de blocos certificados foram apontados como alternativas para evitar patologias.
OBJETIVOS ESPECÍFICICOS
O objetivo específico deste trabalho, adotando as bibliografias estudadas, é de estudar as trincas e fissuras em alvenaria ocorrente através de um estudo de caso, a fim de obter resultados para possíveis soluções na diminuição desses problemas.
JUSTIFICATIVA
As fissuras ocupam o primeiro lugar na sintomatologia em alvenarias estruturais de blocos vazados de concreto. A identificação das fissuras e de suas causas é de vital importância para a definição do tratamento adequado para a recuperação da alvenaria. A configuração da fissura, abertura, espaçamento e, se possível, a época de ocorrência (após anos, semanas, ou mesmo algumas horas da execução), podem servir como elementos para diagnosticar sua origem (BAUER, 2001).
Além disso, as fissuras comprometem a durabilidade e desempenho dos materiais, degradam a estética e podem ainda comprometer a estrutura em relação a resistência da edificação.
Trincas e fissuras em edificações são motivos recorrentes de reclamação pós-obra dos usuários. E para evitar as patologias, uma série de cuidados devem ser pensados nas etapas de projeto e execução.
De acordo com o site da Revista Téchne, controlar as características dessas alvenarias, seja com detalhes construtivos como juntas de movimentação, seja alterando o módulo de deformação com a escolha de argamassas adequadas ou até aumentando a resistência dessas paredes em pontos específicos são medidas eficazes para prevenir as ocorrências.
Conhecendo-se os agentes influenciadores do comportamento das paredes,