Diminui O Da Maioridade Penal
Quando se fala em tomar medidas para combater a criminalidade no país, é praticamente inevitável falar sobre a redução da maioridade penal (a idade em que, perante a lei, a pessoa passa a responder inteiramente por seus atos) para os dezesseis anos, pois acredita-se que uma pessoa com esta idade já é capaz de ter sua personalidade formada, tendo ciência acurada do que é certo e errado.
De acordo com a pesquisa feita pelo Instituto Vox Populi e pela Revista CartaCapital quase 90% da população brasileira é a favor da redução da maioridade penal e acreditam que o País deve obrigar, por lei, jovens a responder criminalmente como adulto a partir dos dezesseis anos de idade, pois alegam que se estes podem matar, roubar, trabalhar, votar, por que não podem então responder pelos seus crimes?
A maioria diz já estar cansadas de ver estes jovens criminosos roubando e furtando os cidadãos, sendo presos e logo soltos, fazendo com que eles entram em conflito com a lei, pois sabem que não receberão as mesmas penas de um adulto. Com isso acabam não se inibindo ao cometer mais atos infracionais, aumentando também a sensação de impunidade.
Como resultado desse sistema, a sociedade passa a ter cada vez mais medo de andar nas ruas. Muitas acabam sofrendo problemas psicológicos em função do imenso pânico que tiveram por estarem nas mãos desses criminosos.
Os demais 10% da população brasileira acreditam que a redução da maioridade penal não é a solução para diminuir a criminalidade já que na maioria dos países que agregaram essa proposta não obtiveram nenhum resultado em relação à queda dos crimes.