Dimensão Economica - Industria automobilistica
A análise do macroambiente foi feita por meio de pesquisa aplicada, coletando informações através de acompanhamento da evolução do produto no mercado, com o objetivo de identificar os fatores que são determinantes para tal estudo.
Por meio desta análise do macroambiente, temos o objetivo de estudar às principais variáveis que têm impacto no ramo de negócio, neste caso, no segmento de bebidas, mais precisamente para os energéticos, entendendo as forças do macroambiente e suas tendências, dentre elas: as variáveis demográficas, econômicas, sócio-culturais, natural ou ecológico, tecnológicas e político-legais.
Após esta análise de forças, identificamos as oportunidades e ameaças através da análise Swot., na qual foi fundamental para visualizarmos e entendermos o atual status do produto no mercado.
Conceito
As bebidas energéticas, geralmente, possuem em sua composição, além de carboidratos:
- Taurina: é um aminoácido que participa de funções fisiológicas importantes, como a excreção rápida de produtos tóxicos no organismo. Não se conhece bem os efeitos de seu consumo sobre nossa saúde em longo prazo.
- Glucoronolactona: é um carboidrato que possui função desintoxicante e auxilia na metabolização de substâncias.
- Cafeína: acelera a cognição, diminuindo a fadiga e aumentando o estado de vigília.
- Inositol: esse isômero da glicose previne o acúmulo de gordura no fígado e melhora a comunicação cerebral, a memória e a inteligência.
- Vitaminas: as principais encontradas nos energéticos são a niacina, B6, B12, riboflavina e ácido pantotênico. Sua presença está relacionada à reposição das doses recomendadas.
A união desses componentes resulta em uma bebida agradável ao paladar e que proporciona energia e ausência de sono para diversas atividades.