Dilema tico cap 3
Exercícios extras do capitulo 3 “O ambiente organizacional”
Dilema ético
1- O que marca,na sua opinião a fronteira entre inteligência competitiva e espionagem industrial?
A inteligência competitiva usa fontes públicas para encontrar e desenvolver informações da concorrência e do ambiente do mercado. Ao contrario da espionagem industrial, que usa meios ilegais como (Hacking), um programa de inteligência competitiva usa informações públicas, ou seja, todo tipo de informação que pode ser acessada legalmente e éticamente. A diferença entre acessa e processar estas informações públicas faz com que a inteligência competitiva gere valor, enquanto a espionagem industrial não.
2- Poderá uma empresa contratar um funcionário de um concorrente ou isso pode ser considerado espionagem?
Uma empresa pode sim contratar um funcionário de um concorrente. Isso, necessariamente não determina uma espionagem, de modo que este funcionário respeite os segredos comerciais ou informações sigilosas da sua antiga empresa.
Estudo de caso
1- De acordo com o caso, quais são os stakeholders internos e externos da
Petrobrás? Por que podemos dizer que, até 1995, os concorrentes não eram um stakeholders da organização? Acredita que isso afetou o crescimento da empresa? Stakeholders internos: o Estado brasileiro, os acionistas, o ministro de Minas e
Energia, seus empregados e a BNDES.
Stakeholders externos: o sindicato (Sindipetro), os clientes, os fornecedores, as bolsas de valores Bovespa e Nyse e a BNDES Participações S.A.
Porque até 1995, a organização gozou do monopólio de prospecção, exploração e refino de petróleo no país. Acredito que a concorrência é um incentivo ao crescimento de qualquer empresa, com isso atribui em partes o crescente desenvolvimento da Petrobras a essa concorrência.
2- Qual o papel do governo federal na empresa? Como a influencia governamental afeta a política de preços da empresa? Na sua opinião, a indicação de