Ergonomia 1
Controle e Manejos
CONTROLES E MANEJOS
•
De acordo com os principios ergonomicos, as maquinas são consideradas como
“prolongamentos” do homem. Uma boa adaptação homem-maquina contribui para reduzir os erros, fadiga e acidentes. Em consequncia melhora-se o desempenho do sistema. MOVIMENTOS DE CONTROLE
É a ação transmitida pelo homem à máquina pelos movimentos musculares. Movimentos estes geralmente executados com as mãos e os pés e podem consistir desde um simples aperto de botão até movimentos mais complexos.
Movimento de controle é aquele executado pelo corpo humano para transmitir alguma forma de energia à máquina
É o movimento esperado e realizado pela a maioria dos serem humanos como:
Movimentos estereotipo popular
• Leitura: texto na horizontal, da esquerda para a direita
– de cima pra baixo.
• Ícones do volume de som: (+) para aumentar e (-) para diminuir. • Torneira: rotação anti-horária abre a água – sentido horário fecha.
Destros e Canhotos
Os canhotos são 10% da população, mas a maioria dos projetos é desenvolvida para os destros. Os movimentos compatíveis para os canhotos são iguais aos dos destros.
Os canhotos apresentam melhor desempenho com a mão-ruim que os destros devido ao treinamento. Compatibilidade Espacial – Princípios
1 – Movimentos rotacionais no sentindo horário associam-se a movimentos para cima e para direita.
2 – Regra da mão – direita.
3 – Movimentos e mostradores imagina-se “engrenados”.
CONTROLES ASSOCIADOS A MOSTRADORES
No caso de controles assossiados a movimentos de mostradores, displays ou luzes de um painel, o relacionamento entre eles e regido pelos seguintes principios:
•
1º principio – os movimentos rotacionais no sentido horario estao associados a movimentos de mosradores “para cima” e “para a direita”.
•
2º principio – o mostrador segue o movimento da ponta de um “parafuso” executado pelo controle, ou seja, a rotação do controle a direita tende a afasrae o mostrador e viceversa.
•
3º principio –