DILEMA DA WKZ
Todos os integrantes do nosso grupo teve como base de pesquisa o conceito, a estratégia e planejamento da gestão da cadeia de suprimentos, onde se viu também a necessidade da pesquisa de ferramentas para soluções de problemas.
No caso do problema apresentado como o dilema da WKZ o grupo definiu o problema principal como sendo o excesso de atividades e a falta de integração com empresas terceiras na empresa, assim não controlando seus setores e atividades.
2. Conceitos Relevantes
O que é uma cadeia de suprimento?
Uma cadeia de suprimento consiste em todas as partes envolvidas, direta ou indiretamente na realização do pedido do cliente. Ela inclui não apenas fabricantes e os fornecedores, mas também transportadoras, armazéns, varejistas, e até mesmo os próprios clientes. Dentro de cada organização, assim como em um fabricante, a cadeia de suprimentos inclui todas as funções envolvidas na recepção e na realização de uma solicitação de um cliente.
O objetivo de uma cadeia de suprimentos deve ser maximizar o valor geral gerado. O valor que uma cadeia de suprimentos gera é a diferença entre o que o produto final vale para o cliente e os custos que incorrem a ela ao atender à solicitação do cliente.
Fatores-chaves de desempenho da cadeia de suplementos.
Instalações são os locais físicos reais na rede da cadeia de suprimentos onde o produto é armazenado, montando ou fabricado.
Estoque abrange todas as matérias-primas, o trabalho em processo e os produtos acabados dentro de uma cadeia de suprimentos.
Transporte envolve a movimentação de estoque de um ponto para outro na cadeia de suprimentos
Informação consiste em dados e análise referentes a instalações, estoques, transportes, custos, preços e clientes por toda a cadeia de suprimentos.
Sourcing é a escolha de quem realizará uma determinada atividade da cadeia de suprimentos, como produção, armazenamento, transporte ou gestão da informação.
Precificação (pricing) determina o quanto