Digestão e Nutrição
E
DIGESTÃO
Capítulo 25
Nutrição
É todo processo em que nutrientes, introduzidos no organismo pelos alimentos, fornecem a energia necessária às reações químicas dentro das células.
Possibilita o crescimento, o reparo de estruturas danificadas, a regeneração e a regulação dos processos vitais.
Alimentos construtores
• Fornecem proteínas ao corpo.
• São componentes indispensáveis a toda célula viva.
• Têm função construtora.
• São substâncias que vão formar e manter os músculos, os ossos, o sangue, os órgãos, a pele e o cérebro, construir novos tecidos, promover o crescimento e contribuir para a resistência do organismo às doenças.
Fontes: carnes, ovos, leite e derivados, leguminosas secas
(feijão, ervilha, lentilha, soja).
Alimentos energéticos
Fornecem carboidratos e lipídeos ao corpo.
Carboidratos - com algumas exceções, são de origem vegetal. Sua função na alimentação humana é fornecer energia. Os alimentos com essa função são assim chamados porque funcionam em nosso organismo como verdadeiros combustíveis.
Fontes: cereais (arroz, milho, trigo, aveia), pães, tubérculos, raízes.
Alimentos energéticos extras
Lipídeos - possuem alto valor energético e transportam as vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), protegendo os órgãos vitais e o organismo contra a perda excessiva de calor.
Fontes: óleos e gorduras
Carboidrato simples - O açúcar é rico em calorias e pobre em nutrientes tornando-se um alimento com calorias vazias, portanto é um grande vilão para saúde.
Alimentos reguladores:
Fornecem vitaminas, minerais, fibras e água.
Vitaminas – são compostos orgânicos que aparecem nos alimentos em pequenas concentrações, mas desempenham funções especificas e vitais nas células e nos tecidos do corpo. Não podem ser sintetizadas pelo organismo, e sua ausência ou absorção inadequada provocam doenças de carência especifica. Por isso as vitaminas não podem faltar na alimentação.
Fontes: frutas,