digestao
Este processo tem início na boca, onde os alimentos sólidos são reduzidos a uma massa de menor tamanho, através da mastigação (ação trituradora dos dentes) e salivação, com auxílio da língua. Esses são digeridos ao se misturarem à saliva e suas enzimas secretadas pelas glândulas salivares. A principal enzima encontrada na saliva é a amilase salivar, que catalisa a hidrólise de polissacarídeos, tendo seu pH em torno de 6,4 a 7,5, o que facilita sua ação. Na saliva também se encontram outras enzimas, como a maltase e catalase, porém, em quantidade menor. O amido é digerido pela saliva, sendo degradado em oligossacarídeos e maltose.
E através da deglutição voluntária, o bolo alimentar é conduzido ao estômago. Neste órgão, é misturado com fluido ácido e enzimas proteolíticas e lipolíticas. A regulação da secreção cloridropéptica e o esvaziamento gástrico ocorrem através da ação de hormônios gástricos (gastrina, enteroglucagon e 5-hidroxitriptamina) e mediadores químicos do sistema nervoso autônomo (catecolamina e acetilcolina).
Ainda neste órgão, as glândulas cárdicas e pilóricas produzem um muco que lubrifica o bolo alimentar e protege a mucosa contra a ação das enzimas gástricas e do ácido clorídrico. Este ácido facilita a absorção do ferro, torna o pH adequado para digerir as proteínas, propicia a ativação do pepsinogênio em pepsina, e limita a fermentação microbiana, agindo contra germes.
Ao deixar o estômago, o quimo chega ao duodeno, sendo que nos primeiros 10cm, ocorrerá a maior parte da