digd
De acordo com a Lei de Lez, o sentido da corrente é o oposto da variação do campo magnético que lhe deu origem. Assim sendo, Lenz formulou uma lei que ficou conhecida como a Lei de Lenz e pode ser enunciada da seguinte forma: A corrente induzida em um circuito aparece sempre com um sentido tal que o campo magnético que ele cria tende a contrariar a variação do fluxo magnético através da espira.
Todo imã gera uma região que se chama campo magnético. Campo magnético é um lugar no espaço, onde se você colocar um objetivo próximo dele, ele pode ser atraído ou repelido pelo imã. No momento em que o imã é posto dentro do tubo, e ele começa a cair, o campo magnético começa a se movimentar, e essa movimentação do campo magnético gera uma corrente elétrica no tubo de cobre. E a interação da corrente elétrica com o campo magnético, faz com o que o imã passe a cair mais devagar.
É algo bem parecido com o que acontece dentro de um gerador de energia, o gerador de energia, gera energia em função da movimentação do campo magnético, e também existe um imã se mexendo lá dentro.
A energia é gerada pela movimentação do campo magnético, e não pela existência do campo magnético em si, portanto, o imã parado não é capaz de gerar energia
Para essa experiência é utilizado um tubo de cobre de aproximadamente 60cm e um tubo de PVC da mesma medida, além de um conjunto de imãs.
A experiência demonstra que, ao colocar o imã entre do tubo de pvc, o imã chega ao seu ponto final em aproximadamente 2 segundos. E ao colocar o imã dentro do tudo de cobre, o imã chega ao seu ponto final em aproximadamente 4 ou 5 segundos, em função da energia que há em volta dele.
Amanda, Gisele, Ranielli, Dábila, Luana Correia, Brunno e Leonardo. 3º ano C.