Difusividade
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
LABORATÓRIO DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE
DISCIPLINA Nº: 102224
TURMA: B1DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE DIFUSÃO EM GASES
PROFESSOR: MANOEL MARCELO DO PRADO
GRADUANDOS (A):
ALLAN DOS ANJOS COSTA DANTAS - 10111105
BRUNO LUAN CARVALHO DE LEITE – 07130011
IGOR SOUZA DE MENDONÇA– 07130542
JULIANA FONTES ARAUJO - 08130219
MONIQUE RIBEIRO VILELA - 11111344
RICARDO MONTEIRO DA CUNHA – 07130412
SÃO CRISTÓVÃO, 15/10/2012
RESUMO
Este relatório tem como objetivofornecer o procedimento do experimento realizado em laboratório na semana dos dias 1 a 5 de Outubro de 2012, seus resultados e discussão, como também a base teórica necessária para o entendimento doassunto em questão. Este experimento foi realizado durante aula prática da disciplina de Laboratório de Fenômenos de Transporte, ministrada pelos professores Manoel Marcelo do Prado e Luanda GimenoMarques, da Universidade Federal de Sergipe. Neste experimento, foi acompanhado o processo de evaporação da Acetona líquida, para que se pudesse determinar o coeficiente de difusão da substância,utilizando o método de Stefan.
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1 Transferência de Massa
A transferência de massa em sentido lato poderá ser entendida como o movimento espacial da matéria. Como exemplo,refira-se o movimento de um fluido numa conduta ou em torno de corpos. No entanto, “transferência de massa” é geralmente entendida no seu sentido mais estrito, referindo-se ao movimento de umcomponente específico (A,
B…) num sistema de vários componentes. Existindo regiões com diferentes concentrações, ocorrerá transferência de massa no sentido das zonas onde a concentração desse componenteé mais baixa. Essa transferência pode ocorrer pelo mecanismo da difusão molecular ou da convecção.
O fenômeno da difusão mássica é aplicado em diversas operações