DETERMINAÇÃO DA DIFUSIVIDADE MÁSSICA
PRÁTICA 1: DETERMINAÇÃO DA DIFUSIVIDADE MÁSSICA
Aluna: Alessandra Nakamatsu
Professor: Diego Alvarenga Botrel
2014
LAVRAS – MINAS GERAIS
1. INTRODUÇÃO
A difusão representa o transporte em nível molecular entre uma região de concentração elevada para outra região de concentração baixa (INCROPERA, DE WITT, 2003). Segundo esses autores, o transporte difusivo fundamenta-se em aspectos relacionados com soluto e solvente, temperatura, pressão e potencial químico, entre outros. A grandeza que mede a intensidade da transferência de massa por difusão é o coeficiente de difusão, também chamado de difusividade mássica.
O coeficiente de difusão é um valor que representa a facilidade com que cada soluto em particular se move em um solvente determinado, que depende da pressão, temperatura e composição do sistema. Existem vários métodos para a determinação do coeficiente de difusão mássica na literatura.
Um desses métodos permite estudar a difusão do vapor de um líquido volátil no ar. Dispõe-se de um tubo delgado de alguns centímetros de comprimento e enche- se esse tubo com um líquido volátil tal, como etanol. À medida que o líquido evapora, desce o nível da coluna de líquido. O experimento consiste em medir a distância h entre o extremo superior do tubo e a parte inferior do menisco em função do tempo t. A partir da inclinação da reta, obtém o coeficiente de difusão DAB.
2. OBJETIVO
O objetivo da aula prática foi determinar o coeficiente de difusão de um solvente (etanol) em regime pseudo-estacionário através de um filme estagnado.
3. MATERIAL E MÉTODOS
Material
Provetas graduadas de pequeno diâmetro: 5 a 10 cm vazias
Solvente: etanol
Paquímetro
Termômetro digital
Relógio
Métodos
A proveta foi preenchida com etanol até certa altura. Em seguida, foi medida a