Dificuldades na aprendizagem
Por: Verônica Vargas de Lima
A aprendizagem é um dos mais importantes processos do comportamento humano. Praticamente tudo em nossa vida é um processo de aprendizagem, de descoberta do novo, aprendemos a nos alimentar, vestir, falar e agir. Esse ato é extremamente complexo e temos a possibilidade de criação e desenvolvimento por meio de novos conhecimentos.
Muitas pessoas aprendem ler e escrever sem nenhuma dificuldade, outras necessitam de ajuda especial para obter sucesso, devido a apresentarem dificuldade na aquisição do conhecimento. Essas dificuldades têm sido estudadas por muitos estudiosos da área de psicologia e educação, mas ainda não existe um consenso sobre o tema. Sob o ponto de vista educacional as dificuldades de aprendizagem refletem uma incapacidade para a leitura, escrita, cálculos ou aptidões sociais. No olhar da psicologia são desordens neurológicas que interferem na apreensão de informações, caracterizando uma acentuada disparidade entre o potencial estimado e a realização escolar, em outras palavras, as pessoas podem ter problemas nas tarefas escolares, mas, serem “excelentes” na resolução de atividades do dia-a-dia.
Para Silva (2003),
(...) a aprendizagem se refere a aspectos funcionais e resulta de toda estimulação ambiental recebida pelo indivíduo no decorrer da vida. É o resultado da estimulação do ambiente sobre o indivíduo já maturo, que se expressa, diante de uma situação-problema, sob a forma de uma mudança de comportamento em função da experiência.
No contexto escolar a dificuldade de aprendizagem comumente passa despercebida, sendo entendido como baixa inteligência ou preguiça pelos educadores e pais. Este problema é a somatória de vários distúrbios, que são atribuídos a inúmeras causas e aspectos e que prejudicam o funcionamento cerebral. O termo dificuldade de aprendizagem começou a ser usado na década de
60 e até hoje na maioria das vezes é confundido por pais e