DIFICULDADES DOS DEFICIENTES NO MERCADO DE TRABALHO
Camila Dias¹
Jessika Gomes²
Mayara Molsky³
Natalia Bermann4
Resumo
Este trabalho apresenta de forma geral as dificuldades que pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência, encontram para entrar no mercado de trabalho, seja por suas limitações físicas, seus conhecimentos teóricos, e até mesmo a falta de entendimento e cumprimento da lei de cotas e também a acessibilidade das empresas.
De forma clara e sucinta apresenta essas dificuldades baseadas em dados concretos, também realizando uma análise de cada uma das dificuldades encontradas.
O método de pesquisa utilizado, foi o método documental
Palavras-Chaves: Deficiente, Dificuldade,
1 INTRODUÇÃO
No atual cenário da sociedade, no qual possuímos quase 30% da população com algum tipo de deficiência, também chegando a duas décadas de existência da lei de cotas, na qual empresas devem contratar um percentual de deficientes de acordo com o número total de colaboradores que possui, ainda há muitas dificuldades para que a mesma seja cumprida.
As pessoas portadoras de deficiência física apresentam
_____________________
¹ Acadêmico do curso de Administração – Faculdade Porto – Alegrense. E-mail: Camila.dias@delagelanden.com.br
² Acadêmico do curso de Administração – Faculdade Porto – Alegrense E-mail: jessikargomes@gmail.com
³ Acadêmico do curso de Administração – Faculdade Porto – Alegrense E-mail: mayaramolsky@hotmail.com
4 Acadêmico do curso de Administração – Faculdade Porto – Alegrense E-mail: natalia@darosadistribuidora.com.br
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Definição
O IBC (Instituto Benjamin Constant) define deficiente como “aquela pessoa que apresente, em caráter permanente, perdas ou reduções de sua estrutura, ou função anatômica, fisiológica, psicológica ou mental, que gerem incapacidade para certas atividades, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”. Estas diferenças dificultam a