Feudalismo
O feudalismo iniciou com as invasões dos bárbaros sobre o Império Romano ocidental no século V. Vários fatores estruturais de origem romana e germânica envolveram na formação do feudalismo europeu ao longo do período da crise do Império romano no século III, à formação dos Reinos Bárbaros e a queda do Império Carolíngio no s. IX. Não há precisão em nenhuma abordagem sobre o regime feudalista, pois este regime varia muito de um lugar para outro. Eram suas características gerais o poder centralizado nas mãos dos senhores feudais, economia baseada na agricultura e mão-de-obra servil.
Feudalismo
Estudar o feudalismo é conhecer a fundo o modo como viviam as pessoas no período medieval. O feudalismo pode ser definido como um modo de produção, ou seja, a forma pela qual as pessoas faziam produtos necessários à sua sobrevivência. Também é entendido como um sistema de organização social, estabelecendo como as pessoas se relacionavam entre si e o lugar que cada uma delas deveria ocupar na comunidade.
O feudalismo consolidou-se a partir do século 8 e teve seu período de maior desenvolvimento até o século 10. Depois disso, esse modelo de sociedade ainda sobreviveu em alguns reinos europeus até o século 15, no final da Idade Média. Mas, para entendermos como ele surgiu, é necessário voltarmos ao próprio início da época medieval.
O fim do Império Romano
O marco do início da Idade Média foi a desagregação do Império romano do Ocidente, sediado em Roma, no século 5. Esse Império estava passando por sucessivas crises econômicas, devido à falta de escravos, e seu prestígio político declinava, devido a seu enfraquecimento militar e às invasões de povos bárbaros aos seus domínios.
Isolamento e proteção dos feudos
Assim, povos como os germanos (do Norte da Europa), os hunos (da Ásia), os vândalos (da África), além de húngaros e vikings (da Europa oriental) estavam atacando diversos pontos dos domínios romanos. Em 476,