Dificuldades De Sucess O
A transição de geração para geração, é um dos principais fatores que geram o fracasso de uma empresa familiar, conflitos familiares não resolvidos, ideias e pensamentos diferentes, oposição de focos e objetivos pessoais e profissionais.
A ideia de que os filhos estão herdando algo muito maior que um simples, patrimônio tem que partir diretamente do fundador, para que os sucessores tenham a visão de que se trata de uma empresa, e que exige muita competência e responsabilidade para que possa mante-la no mercado.
Muitas das vezes um problema gerado na empresa, começa a ser discutido em casa, ou em almoços de família, um detalhe muito importante que não deveria acontecer, mas acontece na maioria das empresas familiares, esse tipo de discussão acaba gerando um desgaste muito grande na gestão, a ponto de misturar pessoal com profissional, assuntos da empresa teria de ser discutido na própria empresa, e não levado para casa. A divergência de opiniões é algo que atrapalha qualquer gestão, ainda mais uma gestão familiar, por que de fato não existe um dono, e sim, sócios, onde todos tem o mesmo poder, é preciso uma orientação do fundador para que os sucessores saibam levar a diante a empresa.
Outro aspecto que conta muito para o fracasso em uma gestão familiar, é a de o gestor na hora de tomar uma decisão, colocar na balança o fato do funcionário ser um primo, um irmão, um filho, ou tenha algum parentesco com a pessoa. Essa maturidade de separar funcionário/colaborador de parentes, são poucos gestores que tem, sabendo então separar isto, a gestão fica mais fácil, porém, é difícil, muitas vezes por ter uma ligação afetiva muito forte com a pessoa, o gestor acaba tolerando erros que seriam inaceitáveis em uma empresa não familiar, por exemplo.
Até mesmo as empresas familiares de outros países, tem as mesmas dificuldades que as brasileiras, o que difere de fato, é a cultura do respectivo país, e as estruturas das empresas, quando o