Dificuldades de Aprendizagem
Também chamada de desordem ou transtorno da aprendizagem. Afeta a capacidade do cérebro em receber e processar informação, o que pode tornar problemática a aprendizagem, criando diferenciação entre os sujeitos.
Dislexia
É uma dificuldade duradoura da aprendizagem da leitura e aquisição do seu mecanismo, em crianças inteligentes, escolarizadas, sem qualquer perturbação sensorial e psíquica já existente. As crianças disléxicas tendem a apresentar um baixo rendimento académico e alterações e alterações emocionais decorrentes das suas dificuldades persistentes e recorrentes na aprendizagem e automatização da leitura e escrita. A dislexia costuma ser identificada nas salas de aula durante a alfabetização.
Sinais indicadores durante a infância:
-Atraso na aquisição da linguagem (fala e construção);
-Apresentação dos problemas de linguagem durante o seu desenvolvimento;
-Dificuldade em pronunciar determinados sons;
-Apresenta dificuldades em memorizar e acompanhar canções infantis e a rima das lengalengas.
Sinais indicadores na idade escolar:
-Lentidão na aprendizagem dos mecanismos da leitura e escrita;
-Bastantes dificuldades na leitura
-Escrita com múltiplos erros ortográficos
-Caligrafia bastante deficiente
-Utiliza estratégias e truques para não ler
-Distrai-se com bastante dificuldade
Disgrafia
Alteração da escrita que afeta na forma ou no significado sendo do tipo funcional. Perturbação na componente motora do acto de escrever, provocando compreensão e cansaço muscular, que por sua vez são responsáveis por uma caligrafia deficiente com letras pouco diferenciadas mal elaboradas e mal pronunciadas.
Sinais indicadores
Postura incorrecta, forma incorrecta de segurar o lápis ou a caneta, demasiada pressão ou pressão insuficiente no papel, ritmo da escrita muito lento ou excessivamente rápido.
O que pode fazer
Encorajar e expressão através de diferentes materiais (pintura e lápis)
Incitar